Bolha de Ar

A Invenção da Bolha de Ar

Dois inventores transformaram uma experiência fracassada num produto irresistivelmente poderoso.

Quando o jovem Howard Fielding embalou a invenção do seu pai, não tinha ideia de que esta ação faria dele um criador de tendências. É verdade, hoje trazemo-vos a história do surgimento da bolha de ar!

O jovem tinha um lençol de plástico com colisões cheias de ar. Enquanto tocava naquele plástico com bolhas, não resistiu à tentação. Começou a rebentá-las, assim como parte do mundo passou a fazer desde então.

A invenção revolucionou a indústria naval e tornou possível a era do comércio eletrónico, protegendo biliões de produtos de todo o mundo. “Eu lembro-me de olhar para aquelas bolhas e o meu instinto era apertá-las”, diz Fielding.

O pai de Fielding foi co-inventor do Plástico de Bolha de Ar juntamente com Marc Chavannes, um químico suíço. Eles estavam a tentar criar um papel de parede texturizado, em 1957, que atraísse a crescente geração Beat.

Então, colocaram dois pedaços de cortina de chuveiro de plástico através de uma máquina seladora de calor. Inicialmente, ficaram desapontados pelos resultados: uma folha de filme com bolhas de ar presas. No entanto, os inventores não descartaram totalmente a sua falha.

Obtiveram a primeira de várias patentes para o processo e o equipamento de estampagem e laminação de materiais.

Pensaram ainda em utilizações alternativas, como o isolamento de estufas, que acabou por ser tão bem sucedido quanto o papel de parede texturizado. O produto foi testado em estufas, mas mostrou-se ineficaz.

De modo a continuar a desenvolver o seu produto incomum, que foi batizado de Bubble Wrap, Fielding e Chavannes fundaram a Sealed Air Corp, em 1960. Até que decidiram, no ano seguinte, usá-lo como material de embalagem e encontraram o sucesso.

A IBM tinha introduzido a unidade 1401 – considerado o modelo T da indústria de computadores – e precisava de uma maneira de proteger o dispositivo durante o trânsito. O resto, como dizem, é história.

“Foi a resposta para os problemas da IBM”, diz Chad Stephens, vice-presidente de inovação e desenvolvimento da Divisão de Cuidados com o Produto da Sealed Air. “Eles poderiam enviar os seus computadores sem danos. Isso abriu as portas para muitas outras empresas começarem a usar o Plástico de Bolha de Ar.”

Deste modo, outras empresas de embalagem adotaram a nova tecnologia. Anteriormente, a melhor maneira de proteger um item durante o envio era cercá-lo com papel de jornal enrolado, o que não oferecia muita proteção. A Sealed Air começou a crescer quando o Plástico de Bolha de Ar surgiu.

O produto evoluiu para diferentes formas, tamanhos, resistências e espessuras para usos expandidos: grandes e pequenas bolhas, folhas largas e curtas, rolos grandes e curtos.

Ainda assim, a empresa não estava a lucrar. Foi quando Dermot Dunphy se tornou CEO. Ajudou a aumentar as vendas anuais até ao ano de em 2000, quando deixou a empresa. Deste modo, a Sealed Air estabilizou a sua operação e a diversificar a sua base de produtos.

Barbara Hampton,  especialista em informações sobre patentes, foi rápida a apontar como as patentes permitiram que exercessem a sua função. Ao todo, foram concedidas seis patentes para o Bubble Wrap.

Na verdade, Marc Chavannes recebeu duas patentes anteriores para filme termoplástico. “Uma patente fornece a uma pessoa criativa a oportunidade de colher os frutos das suas ideias”, diz Hampton.

Artigos Relacionados